Os dirigentes nacionais e regionais do SINPAF iniciaram na manhã desta quarta- feira (4/2) a reunião com os presidentes das seções sindicais para discutir as cláusulas e reinvindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 dos trabalhadores da Embrapa, assim como o plano de saúde Casembrapa.
A reunião é presidida pelo presidente do SINPAF, Julio Guerra, com apoio na coordenação dos trabalhos do diretor de Formação Sindical, Carlos Roberto Bernadi.
O encontro acontece no auditório do Hotel Nacional, em Brasília, em continuidade as discussões realizadas no dia 15 de janeiro, quando foi definida a necessidade de um prazo maior para os debates, e prossegue até dia 5/2.
Estão presentes presidentes das Seções Sindicais Rondônia, Tocantins, Petrolina, Aracajú, Acre, Maranhão, Campo Grande, Bento Gonçalves, Londrina, Concórdia, Pelotas, Sinop e Passo Fundo.
Segundo Julio Guerra, os trabalhadores devem focar em uma pauta positiva e consciente, para que a categoria possa avançar nas negociações deste ano.
Durante a reunião será apresentado um estudo do Dieese com dados econômicos para subsidiar a pauta de reivindicações da categoria.
A reunião também visa pacificar os ânimos dos dirigentes sindicais que se sentiram “excluídos” da Pauta Zero no ano passado. Devemos lembrar que a Diretoria Nacional teve a primeira Pauta Zero rejeitada pelas Seções Sindicais no ano de 2014.
Fonte: Diretoria Nacional do SINPAF