CUT pode ser multada em R$ 100 mil se não mudar local de protesto no ES

Notícias

A Justiça estadual proibiu que o protesto organizado pela CUT e outros movimentos populares aconteça no mesmo local da manifestação anti-governo neste domingo (13). Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 100 mil.

O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado e acatado em uma decisão liminar assinada pelo juiz Raimundo Siqueira Ribeiro. Segundo o MPES, a constituição não permite que uma manifestação se sobreponha a outra agendada anteriormente.

Ainda segundo o Ministério Público, o cruzamento nas rotas das duas manifestações pode provocar conflitos de grandes proporções e até mortes. Foi solicitado à Polícia Militar um cordão de isolamento em torno da praça do pedágio e a convocação das Forças Armadas para garantir a proteção do patrimônio público.


O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES), Jasseir Alves Fernandes, informou à reportagem que a instituição ainda não havia sido notificada da decisão. “A partir do momento em que algum de nós formos comunicados, poderemos pensar em uma outra estratégia ou em algum outro local para a manifestação”, disse.

Segurança garantida
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Andre Garcia, informou por meio de nota que ainda não foi comunicado da decisão judicial, mas destaca que a Justiça corrobora o planejamento realizado pela Sesp na última semana, dentro de premissas que asseguram a proteção do público que participará da manifestação, embasada no que está preconizado na Constituição Federal.

A Sesp já havia informado que faria o isolamento do local a fim de evitar a presença de grupos antagônicos. “Quem quiser exercer o direito cívico amanhã terá a proteção dos órgãos de segurança pública do Espírito Santo”, disse Garcia.

Fonte: G1

19:54:07

2016-03-13