Empregados do Distrito de Irrigação do Gorutuba estão ameaçados de demissão coletiva

Notícias

Cerca de 22 trabalhadores do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), filiados à Seção Sindical Codevasf Montes Claros, estão sob ameaça de demissão coletiva. Desses 22, quatro já estão cumprindo aviso prévio.

Segundo o presidente da SS Montes Claros, Antenor Ferreira Leite, o motivo das demissões seria a suspensão do fornecimento de água pela Agencia Nacional de Águas (ANA) para o DIG, a partir do dia 12 de setembro de 2017.

Antenor informou ainda que, de acordo com a ANA, a água será cortada por causa do período de seca, de abril a setembro e, consequentemente, do baixo nível da barragem Bico da Pedra, a qual abastece os sistemas de irrigação do Distrito.


O DIG é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída de irrigantes que dependem do abastecimento de água da barragem para o cultivo de banana, manga, mamão, uva, goiaba e sementes.

A fonte de receita do Distrito de Gorutuba é proveniente exclusivamente do fornecimento de água para os irrigantes. Uma vez que cessa essa atividade por falta de água, acaba também a geração de receita para pagamento do salário dos trabalhadores.

“Essa é uma medida muito radical e que acarretará em desemprego para os pais de família que tem o DIG como a única fonte de sustento. Caso aconteça o fechamento do Distrito, conforme anseio dos administradores, o desenvolvimento econômico e social da região também será afetado ”, disse Antenor.

MEDIDAS – Além das providências já tomadas pela diretoria da SS Montes Claros, como diversas reuniões com os trabalhadores e diretores conselheiros do DIG, a Seção também já encaminhou, na última quinta-feira (27), uma correspondência à presidência da Codevasf, solicitando a intervenção da empresa para resolver o problema, inclusive com a participação financeira para manutenção do projeto de irrigação.

A Diretoria Nacional do SINPAF também agendará uma reunião com a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, para pedir que a empresa coopere junto ao DIG, visando garantir a manutenção dos trabalhadores e do patrimônio público, até que o abastecimento volte a ser normalizado.

Fonte: DN

11:53:23

2017-07-04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.