O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que serve de base para reajustar as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo da categoria, fechou o período com o acumulado do ano em 8,17%.
A proposta de reajuste salarial para as negociações do ACT 2015/2016 prevê 5% de ganho real e mais o IPCA, perfazendo um total de 13,17%.
Medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país. O período de coleta do índice para reajustar o ACT da categoria é de acordo com a data-base, 1 de maio a 30 de abril do ano seguinte, 12 meses de coleta.
Os índices econômicos foram amplamente debatidos com a categoria, principalmente durante as Plenárias Regionais, realizadas nos meses de fevereiro e março. As propostas de reivindicação foram construídas em conjunto com os trabalhadores, os presidentes das Seções Sindicais e a Diretoria Nacional, após as análises de conjunturas econômica e política.
Fonte: Diretoria Nacional
08:53:25
2015-05-18