Presidente da Embrapa aceita agendar reunião para ouvir trabalhadores

Notícias

O novo presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, junto com alguns diretores do Sindicato, foi recebido no fim da tarde de ontem, quarta-feira (5/10), pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. O principal resultado do encontro foi o compromisso, por parte do presidente da Embrapa, de agendar uma data para ouvir proposta do Sindicato sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016-2017, antes da audiência de conciliação do dissídio, marcada para o próximo dia 19, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O pedido de retomada das conversas foi feito por Carlos Henrique, e considerado por Maurício Lopes, que solicitou que o agendamento da reunião fosse formalizado pelo Sindicato. O SINPAF vai protocolar a requisição da reunião ainda nesta quinta-feira (6) e, assim que a Embrapa agendar a data, a categoria será informada e a Comissão Nacional de Negociação (CNN) será convocada a participar.


C&T – No encontro, o presidente do SINPAF salientou a importância da pasta de C&T, que será tratada de forma estratégica nesta gestão. “Gostaríamos de ter uma agenda específica para discutir temas atualmente debatidos pelos pesquisadores da Embrapa”, disse Carlos Henrique, citando, inclusive, o documento entregue à diretoria da empresa por um grupo de pesquisadores, que sugere melhorias na gestão da pesquisa em geral.

Os analistas e pesquisadores presentes na reunião, que fazem parte da diretoria do SINPAF, Eduardo Romano (suplente de Ciência & Tecnologia) e Anderson Pereira (suplente da Secretaria Geral), reafirmaram a necessidade de abertura de diálogo para discutir temas específicos da pesquisa.

O presidente da Embrapa afirmou que “as melhores saídas são sempre encontradas com o diálogo” e que “a proposta (de debate sobre C&T) do SINPAF é bem-vinda para a construção de algo diferenciado para a empresa.”

MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO – Durante o encontro, a diretora de Administração e Finanças, Vânia Castiglioni, sugeriu que seja reaberta uma mesa permanente de negociação entre a Embrapa e o Sindicato, para a discussão de temas gerais.

“Vários assuntos se acumulam e apenas são discutidos nas reuniões do ACT, por isso o diálogo não flui. Precisamos implementar uma agenda com datas predefinidas para que assuntos gerais sejam resolvidos em uma mesa permanente de negociação”, disse Vânia.

PARTICIPANTES – Além do presidente do SINPAF, Carlos Henrique, e dos diretores suplentes Eduardo Romano e Anderson Pereira, também participaram da reunião os diretores Luiz Carlos Benato (Secretaria Geral), Márcia Cristina de Faria (Divulgação e Imprensa), Nilson Carrijo (Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente) e Manoel Pessoa Filho (Regional Centro-Oeste).

Por parte da Embrapa, também participaram, além da diretora de Administração e Finanças, Vânia Castiglioni, o diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, Ladislau Martim Neto; o chefe da AJU, Antônio Nilson Rocha; e a chefe da Assessoria Parlamentar, Mirian Souza da Eira.

Fonte: DN

13:09:08

2016-10-06