Depois de muito debate e negociações, a Seção Sindical Codevasf Montes Claros fechou no dia 26 fevereiro o Acordo Coletivo de Trabalho 2015 do Distrito de Irrigação Gorutuba (DIG). O ACT abrange cláusulas econômicas e sociais, destacando os benefícios financeiros, as questões de qualidade de vida e de segurança no trabalho.
De acordo com o presidente da Seção Sindical, Antenor Ferreira Leite, as propostas foram construídas pelos trabalhadores do DIG, conjuntamente com os diretores da seção.
A categoria aprovou o reajuste salarial de 7 por cento mais o parcelamento do gozo de férias em dois períodos, sendo o primeiro com duração mínima de 5 dias.
Outra conquista do ACT 2015 é que o DIG deverá incorporar no pagamento das férias e do 13º salário as gratificações e/ou prêmios recebidos pelos empregados, desde que habituais.
O Distrito se comprometeu ainda a fazer o adiantamento de 50 por cento do pagamento do 13º salário na proporção de duodécimos trabalhados para o caso de internação hospitalar ou acometimento de doença grave do trabalhador ou dependente, para compra de medicamentos, com todas as despesas devidamente comprovadas.
Assédio moral – O Distrito realizará palestras semestrais sobre assédio moral para todos os trabalhadores da empresa com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o tema.
Tratamento de alcoolismo e drogas– Será implementado um programa de prevenção ao alcoolismo e drogas, em benefício dos trabalhadores, com promoção de palestras educativas/informativas juntamente com a programação da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho).
Diretoria de Divulgação e Imprensa
21:36:50
2015-03-18