Aliada à Embrapa, Bayer recompensará práticas agrícolas sustentáveis

Pesquisa em Foco

A Iniciativa Carbono Bayer, a primeira no setor, é o resultado de anos de trabalho para a validação de uma metodologia de mensuração de captura de carbono, baseada em ciência, em área de produção.

“A Bayer reconhece o papel fundamental que os produtores têm em contribuir com projetos ambientais duradouros, e a redução de emissões de carbono é o mais recente compromisso de sustentabilidade da empresa , que visa reduzir em 30% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no campo, até 2030”, afirmou a entidade, em nota oficial.

A Iniciativa envolverá aproximadamente 1,2 mil agricultores no Brasil e nos Estados Unidos. Todos receberão assistência para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis, com foco em produtividade com baixo impacto climático. Além disso, para uma parte dos agricultores selecionados, a Bayer irá recompensar as remoções de carbono geradas por meio dessas práticas.

“Junto com os produtores vamos desenvolver um modelo de negócio de carbono no país. Trata-se de um mercado com muito potencial, mas ainda intangível para os agricultores brasileiros. Esta iniciativa visa gerar uma base para um modelo que funcione para os produtores, além de estimular a adoção de técnicas, ferramentas e manejo para aumento de produtividade com maior captura de carbono dentro das áreas produtivas”, afirma Rodrigo Santos, presidente da divisão agrícola da Bayer para a América Latina.

Ao longo de todas as etapas da iniciativa, os produtores terão como benefício a mensuração do carbono em suas áreas e a experiência para o acesso ao mercado de carbono, quando estabelecido no Brasil. Também terão acesso a conteúdos técnicos exclusivos, com prescrições e acompanhamento das safras pela equipe Bayer e parceiros, além de eventos para fomentar o compartilhamento de conhecimento, unindo teoria e prática para acelerar o desenvolvimento do mercado de carbono no agronegócio brasileiro.

Embrapa

A Bayer contará com a Embrapa como parceira técnica para construir um mercado de carbono viável para os agricultores. A parceria inclui a Embrapa Meio Ambiente, a Embrapa Instrumentação e a Embrapa Informática Agropecuária, apoiados por outras unidades, e pela Embrapa Sede.

É o que também defende, Brett Begemann, Líder Global de Operações Comerciais da divisão agrícola da Bayer ao afirmar que os agricultores realizam práticas ambientais importantes e são guardiões naturais das terras que cultivam. “A vida e a subsistência dos agricultores dependem do clima e são os primeiros a serem afetados por secas, inundações e condições extremas. Se há interessados em combater as mudanças climáticas, certamente se destaca oprodutor. Estamos comprometidos a desenvolver novos modelos de negócios como a Iniciativa Carbono Bayer para ajudá-los nessa luta.”, explica Begemann.

Atualmente, os produtores são recompensados por sua produção de alimentos, grãos e fibras, porém, aqueles que participarem da Iniciativa Carbono Bayer terão a oportunidade de ser recompensados por suas melhores práticas de gestão agrícola e outros esforços de sustentabilidade.

“É muito importante conduzirmos essa nova parceria com os produtores. Acreditamos ser um grande passo para a criação de um futuro de carbono zero para a agricultura, legado para as próximas gerações, desenvolvido em conjunto com os produtores”, finaliza Begemann.