Até o final da sexta-feira (5/5), 20 Seções Sindicais informaram a aprovação do acordo para facultar o cumprimento dos 15 minutos intrajornada das mulheres da Embrapa, sendo 16 por unanimidade. Nessas assembleias, 2.155 empregados aprovaram a pauta, 35 reprovaram e 15 se abstiveram.
Por enquanto a Seção Sindical (SS) Sete Lagoas foi a que teve o maior número de empregados na assembleia, reunindo 238 trabalhadores, com um índice de 72% de participação. “A nossa assembleia foi um sucesso. Comparecimento em massa e unanimidade na aprovação da pauta”, disse Valeria Vieira Queiroz, da unidade Milho e Sorgo (MG), que tem 329 empregados.
Ainda na região Sudeste, a Seção Solos aprovou hoje (5/5) o acordo com 56 empregados favoráveis e 14 abstenções. A Unidade tem um total de 129 trabalhadores no Rio de Janeiro.
Os resultados informados acima incluem dados oficiais (com ata) e extraoficiais.
NORTE E CENTRO-OESTE – No Norte do país, as Seções Sindicais Amapá e Rondônia aprovaram a pauta hoje por unanimidade, com 49 e 75 participantes, respectivamente. A Embrapa Amapá (AP) tem 96 empregados e a Embrapa Rondônia (RO) tem 144.
A SS Hortaliças, no Centro-Oeste, faz parte do grupo das Seções nas quais os trabalhadores deliberaram por unanimidade. A aprovação foi total dos 129 participantes. A Embrapa Hortaliças (DF) tem 219 empregados.
NORDESTE E SUL– Na região Nordeste, foram realizadas três assembleias nesta quinta-feira (5/5), todas com aprovações unânimes. Em Cruz das Almas, com 104 votantes; em Fortaleza, com 124; e em Teresina, com 86. A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) tem 220 empregados, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) tem 189 e a Embrapa Meio-Norte tem 182 empregados lotados em Teresina-PI.
Já no Sul do Brasil, na SS Pelotas, 127 empregados também optaram unanimemente pelo acordo dos 15 minutos. Em Bento Gonçalves, 88 trabalhadores votaram a favor e 5 contra. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) tem 334 empregados e a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) tem 162.
ANTERIORES – Nas assembleias anteriores, o Sudeste iniciou a votação pela Seção Sindical São Carlos, que aprovou por unanimidade o acordo, com 180 participantes nas assembleias, um número expressivo se considerados a totalidade de 235 empregados das Unidades Pecuária Sudeste (SP) e Instrumentação (SP).
No Sul, Passo Fundo, que colocou 140 votantes aprovando o acordo na assembleia, de um total de 223 empregados da Embrapa Trigo (RS). Londrina também teve unanimidade, com 95 participantes aprovando a pauta, dos 274 empregados da Embrapa Soja (PR).
No Centro-Oeste, Sinop colocou 68 dos seus 81 empregados na assembleia e conseguiu aprovação unânime de mais de 80% dos empregados da Embrapa Agrossilvipastoril (MT).
O Cenargen também disse “não” à obrigatoriedade dos 15 minutos e colocou 119 empregados na assembleia, com aprovação unânime. A Unidade, que fica em Brasília (DF), tem um total de 302 empregados.
Na região Nordeste, a Seção Sindical Embrapa Algodão (PB) aprovou a pauta com todos os 102 participantes, de um total de 207 empregados. A Seção Sindical Caprinos também aprovou com a totalidade dos 88 participantes da assembleia, de um total de 160 empregados da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE). Já a Seção Sindical Parnaíba aprovou o acordo com 62 participantes, tendo 61 votos a favor e uma abstenção. A Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Parnaíba-PI, vinculada à Embrapa Meio-Norte, tem 82 empregados.
No Norte, até ontem (4/5), o Pará havia sido a única Seção Sindical a informar o resultado de sua assembleia. Em Belém (PA), o acordo foi aprovado com a presença de 98 empregados, sendo 68 votos a favor e 30 contrários, de um total de 500 trabalhadores na Embrapa Amazônia Oriental (PA).
ATAS – A data limite para entrega das atas das assembleias é o dia 12 de abril. Entretanto, a Diretoria Nacional (DN) pede que as Seções enviem os documentos (ata, lista de presença e edital) o mais rápido possível, pois precisará elaborar um dossiê com toda a documentação para homologar o acordo no Ministério Público do Trabalho.
Todos os documentos das assembleias devem ser encaminhados para o e-mail secretaria@sinpaf.org.br
ATENÇÃO – É necessária uma representatividade maciça da categoria nas assembleias para fazer a mediação do acordo entre a Embrapa e o Sindicato. Por isso, é preciso que os empregados fiquem atentos, pois o baixo comparecimento dos trabalhadores nas assembleias pode comprometer a mediação do acordo.
As assembleias serão realizadas até a próxima segunda-feira (8/5). Confira a data e horário de realização da votação na Seção Sindical do SINPAF de sua unidade. Participe!
09:09:50
2017-05-07
Fonte: DN