“Lágrimas não são argumentos”.
Machado de Assis
Programação do PDI ficou para maio
Com o pedido da DN do sindicato para analisar as normas do PDI e diante de nova reunião do CONSAD marcada para maio, infelizmente a programação do PDI restou adiada. Muitos estão preocupados com as limitações orçamentárias da Embrapa para o Plano de Demissão Incentivada.
Relação difícil?
Parece difícil a relação do presidente do sindicato, Carlos Henrique Garcia, com o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa. O sindicato, antes da posse do atual presidente, tentou influenciar na escolha do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Será que o posicionamento azedou a relação? É importante que o sindicato saia das alas radicais e migre para o diálogo.
Eleições no sindicato estão próximas
As eleições do SINPAF devem ocorrer até o final do ano. O presidente da associação sindical tem dedicado a maior parte da sua agenda para a CODEVASF, onde tem seu maior reduto eleitoral. Será que a busca desenfreada pelo PODER não atrapalha o ACT?
Poderia ser simples mas ficou complicado
Na última semana, a área jurídica do sindicato enviou mensagem em âmbito nacional com fins de obter das Seções Sindicais as contas correntes dos aposentados da Embrapa beneficiários em ação judicial que data de 2003. Tal procedimento provoca problemas pois as Seções Sindicais não possuem os dados das referidas contas. A celeuma poderia encontrar solução com simples encaminhamento de dois pedidos ao juízo: um para a Ceres, para que esta exiba uma planilha com os números das contas correntes e outro para Receita Federal, para que esta também exiba as contas correntes dos respectivos beneficiários. Igualmente a Embrapa nunca negou os dados das referidas contas. O pedido encontra respaldo no art. 401 do Código de Processo Civil.
Área jurídica do sindicato tem duplo comando
A área jurídica do sindicato, que é comandada pelo diretor Flávio José, passou a também receber ordens do diretor Anderson Soares Pereira, agrônomo. Fala-se nos bastidores que o consultor em irrigação quer ser o chefe da área. Há poucos 5 (cinco) anos o sindicato brigava em ação onde o diretor processou o próprio sindicato. Já foi sugerido pela diretoria da Seção Sindical que este tipo de conflito de interesses receba limitações estatutárias na próxima assembleia geral, o Congresso. Clique aqui para ver o aludido processo.
Diretoria do SINPAF precisa escutar a base
Extraiu-se da reunião de ACT da Embrapa no Tribunal Superior do Trabalho: tais arbitragens já deveriam estar ocorrendo no tribunal há muito tempo. Isso porque o modelo de reunião está regulamentado nas normas daquele colegiado. Por isso, é importante que os juristas do sindicato solicitem tais reuniões com maior antecedência, logo após o exaurimento das discussões com a Embrapa. Também, os empregados estão cansados de longos prazos entre as reuniões de ACT, que normalmente são marcadas com intervalos de 30 (trinta) dias.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Seção Sindical de Sete Lagoas