O Projeto de Lei para criação da Embrapa Tecnologias Sociedade Anônima (EmbrapaTec S.A.), que funcionará como braço comercial da Embrapa, foi apresentado por dirigentes da empresa, na manhã desta quarta-feira (2/8), na reunião nacional de presidentes das Seções Sindicais do SINPAF, convocada pela Diretoria Nacional.
Os objetivos e funcionalidades da EmbrapaTec foram apresentados pela assessora parlamentar Cintia Cury, pelo chefe da Secretaria de Negócios, Vitor Hugo de Oliveira, e pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Raul Porfírio de Almeida.
Segundo Vítor Oliveira, “o forte papel da Embrapatec é o de viabilizar inovações da Embrapa no mercado e captar recursos para que a empresa possa desenvolver suas atividades de P&D”.
“O projeto não é para privatizar a Embrapa. Para isso, não haveria necessidade de criar a EmbrapaTec”, ressaltou Cintia Cury.
“Será também um braço comercial da Embrapa para a realização de parcerias e negócios com empresas/instituições que possuam os recursos, as estruturas e as competências adequadas para a nossa pesquisa”, disse Raul.
Para o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, “a grande preocupação de todos os trabalhadores é que a Embrapa continue 100% pública e que esse projeto não interfira no cumprimento da função social da empresa”.
O projeto EmbrapaTec está tramitando na Câmara Federal como PL 5243/2016.
Fonte: DN
17:26:37
2017-08-03