Além disso, a Valec, teve ex-diretores envolvidos em escândalos de desvios de recursos em obras. A liquidação deve ser aprovada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), formado por ministérios, bancos públicos e a Presidência da República. Entretanto, a reunião para sacramentar a decisão, será realizada em fevereiro. De acordo com o Estadão/Broadcast, todos os 1.177 empregados serão demitidos. Além disso, todos os ativos das empresas serão vendidos para pagar as dívidas.
Os funcionários serão demitidos mesmo que tenham entrado nas empresas por meio de concurso público. Por conta da liquidação, as atividades das estatais serão encerradas. Entretanto, a opção de realizar a liquidação das estatais ocorreu porque o mercado não tem interesse em comprar as companhias, tornando inviável uma tentativa de privatização. Há poucos dias, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo pode privatizar ou liquidar até 100 empresas estatais. Entre elas, estariam as subsidiárias de Banco do Brasil, Caixa, Eletrobrás e Petrobrás.
A intenção do governo do presidente Jair Bolsonaro é privatizar as ferrovias, o que tiraria as funções da Valec, que podem ser assumidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além disso, no caso da Ceitec, o governo não tem mais interesse pela área.
Fonte: Corretora Suno