Fique sabendo!!!

Jurídico Notícias

TST publicou proposta para a Embrapa e SINPAF

A proposta do TST, publicada na última semana, possui cláusulas de perdas para os empregados. Em especial, o texto retira direitos dos empregados que trabalham em condições degradantes. Infelizmente, ano após ano, a Embrapa insiste em retirar direitos de técnicos e assistentes. Nos corredores em Brasília fala-se que a atual Diretoria Executiva quer acabar com estas carreiras no futuro. Para ler a proposta do TST, clique aqui.

A Seção Sindical Cerrados confeccionou tabela comparativa das perdas da proposta. Para ver, clique aqui.

Presidente do SINPAF é contra recebimento de retroativo

O presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, é contra o recebimento dos valores retroativos dos acordos coletivos. Para o atual gestor do sindicato, a atual conjuntura econômica não permite o recebimento dos valores.

Comissão Nacional de Negociação é esteio dos empregados

Com a gestão do sindicato nas mãos de gestores sem perfil sindical, a Comissão Nacional de Negociação deve dar a palavra final sobre os rumos dos acordos coletivos. É certo que a proposta da Embrapa prejudica vários empregados, em especial trabalhadores submetidos a condições de trabalho degradantes, qual seja, aqueles que percebem adicionais de insalubridade e periculosidade.

Sindicato quer terceirizar todas as atividades

Na última semana o Ministério Público do Trabalho barrou acordo entre a Embrapa e a Diretoria Nacional do SINPAF. O pacto idealizado pelo atual gestor da associação sindical, Carlos Henrique Garcia pretendia permitir a terceirização de todas as atividades na empresa. Segundo o órgão fiscal da lei (MPT), a terceirização irrestrita prejudica a todos os empregados (as).

Sindicato de “direita”

Parafraseando o presidente Bolsonaro, “no tocante ao viés ideológico, o que faz a atual diretoria do sindicato é entregar o direito dos trabalhadores para a empresa em atitudes contra o comunismo e em prol do patrão”. Lamentavelmente, após mais de um ano de negociações de acordos coletivos, a diretoria do sindicato é contra a manutenção de vários direitos dos trabalhadores.

Comissão Nacional de Negociação foi impedida de participar de reuniões

Grande parte das reuniões entre o SINPAF e a Embrapa não contaram com a presença da CNN. Justificou a atual gestão do sindicato que as viagens ficam “muito caras”. Todavia, alguns diretores da associação sindical vivem em jornada pelo Brasil em verdadeira peregrinação política. Estas viagens não ficam caras?

Liminar bloqueia ato de liberdade das Seções Sindicais

As Seções Sindicais, que já preparavam débitos automáticos e boletos para que os empregados quitassem a mensalidade sindical por outra via de pagamento, haja vista o impedimento de descontos nos contracheques promovido pela MP n. 873/2019, foram bloqueadas pela diretoria do sindicato por via de ação judicial. A atitude é lamentável pois assegura ao sindicato nacional a centralização financeira dos recursos sem prestar contas estratificadas, ou seja, sem apresentar balancetes despesa a despesa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seção Sindical de Sete Lagoas