A Embrapa divulgou na Intranet matéria sobre a negociação do ACT. No texto a empresa “esclarece” que há acordo com o SINPAF em “mais de 40 itens” da Pauta de Reivindicações. Depois, na mesma matéria, fala em 83 itens. Vejamos: “No total, Embrapa e Sinpaf conseguiram consenso em 83 itens da pauta de reivindicações nas duas rodadas de negociação”. Para ler a matéria da Embrapa, clique aqui. Para ver a ata da reunião, clique aqui.
O texto é contraditório. As atas das reuniões não transparecem acordo em cláusulas, pelo contrário, a maioria das cláusulas apresentam discordância entre a empresa e o SINPAF. A postura do Setor de Comunicação da empresa preocupa. O que os jornalistas consideram itens? Metade de um parágrafo?
Qual o interesse em manipular o empregado? Notícias falsas e truncadas podem constituir crime, vejamos o que diz a Lei de Imprensa:
Art . 16. Publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados, que provoquem:
I – perturbação da ordem pública ou alarma social;
Pena: De 1 (um) a 6 (seis) meses de detenção, quando se tratar do autor do escrito ou transmissão incriminada, e multa de 5 (cinco) a 10 (dez) salários-mínimos da região.
Utilizar de informativos para manipular a opinião do empregado é uma prática que deve ser evitada pelo Setor de Comunicação da Embrapa em Brasília – DF. A próxima reunião do ACT ocorrerá no dia 27/05 (quarta-feira).
10:05:02
2015-05-25