Debates acirrados, moções e encaminhamentos finalizam a 17ª Plenária Nacional do SINPAF

Notícias

Após importantes decisões que vão direcionar os atos da Diretoria Nacional e das Seções Sindicais em prol da defesa de avanços nos direitos dos trabalhadores, além das lutas de classes, delegados e convidados finalizam na noite desta sexta-feira (17/4), às 22h, a 17ª Plenária Nacional do SINPAF. O evento aconteceu entre os dias 15 e 17, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis/SC.

Durante esses três dias, os delegados debateram democraticamente sobre importantes assuntos exclusivos da categoria, além das análises de conjuntura sindical sobre o papel dos sindicatos nas negociações trabalhistas e na mobilização da classe.

Vários temas foram contemplados nas discussões, tais como ACT 2015/2016, contribuição sindical, Plano de Lutas do SINPAF, Saúde do Trabalhador, Formação Sindical, Casembrapa, Consad, sistema de avaliação, PCE, Codevasf, Estaduais, Embratec, PL 4330/04, novas filiações, aposentadoria e insalubridade, Ceres, núcleo de mulheres do SINPAF, além de outros.

A Diretoria Nacional expôs ações do Plano de Lutas do SINPAF desenvolvidas até o momento e também esclareceu dúvidas sobre as deliberações do 11° Congresso Nacional. Ao final, foram apresentados moções e encaminhamentos.


Negociações do ACT 2015/2016- Os delegados manifestaram apoio ao SINPAF Nacional para mobilizar a base acerca das negociações do Acordo Coletivo da categoria. Conforme deliberado nas plenárias regionais, vão sentar à mesa de negociação, juntamente com a Diretoria Nacional, três integrantes de cada região, que já foram escolhidos nas respectivas plenárias regionais.

PL 4330/04 – O plenário aprovou por unanimidade encaminhar ao Congresso Nacional um documento, assinado por todos os presidentes das Seções Sindicais, com total repúdio da categoria ao projeto de terceirização.

Relatório da Auditória Fiscal Nacional (AFN)– Delegados aprovam o parecer da AFN, no qual recomenda a aprovação das contas da Diretoria Nacional do ano de 2014, bem como a aprovação das contas das Seções Sindicais, no mesmo período, com algumas ressalvas.

As Seções Sindicais que constam pendências serão notificadas para executarem a correção financeira dentro do prazo de 60 dias, a contar da data de aprovação do parecer da 30ª Memória da Auditória Fiscal Nacional.

Núcleo de mulheres do SINPAF – A presidente da Seção Sindical, Tiélidy, apresentou ao plenário a proposta de formar um núcleo de mulheres do SINPAF para discutir questões que dizem respeito somente às mulheres. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos delegados.

Profissionais convidados para auxiliar Seções Sindicais
Aposentadoria e Insalubridade- A Diretoria Nacional convidou o Engenheiro de Segurança do Trabalho e também Perito da Justiça Federal e Justiça do Trabalho, Luiz Henrique Zimermann, para esclarecer aos delegados participantes da Plenária Nacional, todas as questões e resoluções de problemas em caso de laudos desfavoráveis aos trabalhadores, no que diz respeito a aposentadoria e insalubridade.

Ceres- A Plenária Nacional também contou com a participação da representante da CERES, Mônica, para detalhar sobre a saúde financeira dos planos de previdência complementar da Embrapa. A preocupação do SINPAF Nacional se deve a problemas recentemente enfrentados com fundos de pensão de empresas estatais.

A Ceres administra um total de 17 planos, sendo que dois deles são da Embrapa (Plano Básico e FlexCeres). Atualmente o Plano Básico conta com 3.690 participantes e 4.011 assistidos e o Plano FlexCeres possui 4.371 participantes e 65 assistidos. Em fevereiro de 2015 o ativo total da entidade contabilizou R$ 4.593 bi.

Diretoria de Divulgação e Imprensa

Fonte: SINPAF

15:05:29

2015-04-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.