O Termo de Mediação do acordo dos 15 Minutos, entre o SINPAF e a Embrapa, foi assinado no final da tarde desta quarta-feira (31/5), no Ministério Público do Trabalho (MPT). O subprocurador do MPT, Ricardo José Macedo de Britto Pereira, antecipou a agenda, que estava marcada para 2 de junho.
Com isso, as trabalhadoras da Embrapa poderão optar por usufruir ou não do descanso de 15 minutos entre a jornada de trabalho e a hora extraordinária. Para isso, as mulheres deverão assinar um Termo de Adesão ao acordo que, segundo informações da empresa, deverá ser disponibilizado a partir de amanhã (1º/6), em todos os Setores de Gestão de Pessoas (SGPs) das unidades e sede.
As trabalhadoras que tiverem filhos de até 1 ano de idade também poderão optar, a partir de agora, por cumprir jornada especial de seis horas corridas, com redução proporcional do salário.
“Quero enaltecer e destacar a importância da efetiva participação das mulheres durante todo o processo para o êxito dessa negociação, conseguindo, inclusive, despertar toda a base de trabalhadores para uma mobilização histórica”, disse o presidente do SINPAF, Carlos Henrique.
A Diretoria Nacional do SINPAF ressalta, ainda, a importância de os trabalhadores manterem esse mesmo ímpeto e disposição para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 e para as demais lutas da categoria.
ATAS ENTREGUES – No encontro, o presidente do SINPAF entregou nas mãos do subprocurador todas atas e listas de presença das assembleias que aprovaram a proposta negociada entre o Sindicato e a Empresa. “O subprocurador enfatizou que esses documentos são muito importantes para o processo”, explicou Carlos Henrique.
Além do presidente do SINPAF, da diretora de Administração e Finanças da Embrapa, Vania Castiglioni, e do subprocurador do Trabalho, Ricardo José Macedo de Britto Pereira, que assinaram o termo; também acompanharam a reunião, pelo SINPAF, os diretores de Comunicação, Márcia Cristina de Faria; de Formação Sindical, Roberto Scaramello; administrativo-financeira, Guiomar Rodrigues; e, pela Embrapa, o chefe da Assessoria Jurídica, Antônio Nilson Rocha.
Clique aqui e leia o Termo de Mediação assinado
Fonte: DN
22:52:02
2017-05-31