Diretor da SEST explicou posicionamento do MPOG para sindicalistas

Notícias

O Diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar das Estatais, setor da SEST (Secretaria das Estatais), João Manoel da Cruz Simão, ministrou palestra na Plenária do SINPAF na terça-feira, 17 de julho.

O palestrante esclareceu muitas dúvidas sobre os PDVs (Plano de Demissão Voluntária) nas estatais. Disse o diretor que as empresas dependentes dos recursos do Tesouro, como a Embrapa, precisam de orçamento extra para realizar estes procedimentos e que, por enquanto, não existe este dinheiro.

Disse também o diretor que as empresas estatais estão passando por mudanças de acordo com a Lei das Estatais (Lei 13.303/16). Esclareceu que as empresas são cobradas em alguns pontos, são eles: diminuição de dependência do Tesouro, diminuição de pessoal, restrição de despesas e melhoria das normas de compliance e auditoria. Segundo João Manoel a forma como as mudanças ocorrem são definidas pela direção das empresas estatais, no caso da Embrapa, pelo CONSAD e pela Assembleia de Acionistas.

Por isso, ficou claro que a SEST não interfere na formas como as mudanças estruturais são realizadas na empresa, todavia, o diretor deixou evidente que é o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) que cobra as mudanças.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seção Sindical de Sete Lagoas

09:43:17

2018-07-19