Atentado à liberdade de expressão

Notícias

A Imprensa Internacional sofreu um grave ataque à Liberdade de Expressão. O recado enviado por quem quer que seja denota e conota a expressão extrema do radicalismo; expressa a capacidade de não saber conviver com o pensar diferente; demonstra não compreender e entender opiniões diferentes. Expansão através da força não leva a lugar nenhum. Antes que os céticos perguntem, perguntamos; e o período medieval denominado idade das trevas? Esse fato histórico foi descontextualizado e nada deve ser invocado pra justificar um ato insano como este que aconteceu em Paris, na França. Estamos no século XXI; é necessário saber conviver com o diferente; é racional entender e compreender o pensar diferente; o humor faz parte da vida!


Os chargistas merecem toda a solidariedade neste momento triste da história da Imprensa Internacional. Depois do editorial de um jornal ou revista, a parte destinada ao chargismo, ao humor; costuma ser a parte mais lida nos jornais e revistas europeias. Todos, neste mundo, neste momento somos plenamente solidários com todos os cartunistas. Todos nós Jornalistas devemos escrever, proliferar, difundir, espalhar, semear a defesa da liberdade de opinião e de expressão. Este sangrento e intolerável ato de barbárie atinge em cheio um valor fundamental de toda a nossa sociedade; o direito à liberdade de expressar o pensamento. A Imprensa Internacional está realmente chocada e em profunda reflexão sobre este atentado!

Se é que se pode buscar luzes em um episódio sobre esse; o que seriam luzes, é o fato dos franceses enfatizarem, ressaltarem e emitirem notas dizendo que continuarão vivendo e prezando um Estado Democrático de Direitos e que nada vai fazer com que os europeus possam viver de forma serena, sensata e livre pensar. Inúmeras agências de notícias temem novos ataques e expressam que preferem viver de pé do que morrer de joelhos. O ataque ocorrido em Paris é lamentável, abominável; são doze vidas humanas ceifadas por expressar humoristicamente a liberdade de expressão. Nada justifica sobre qualquer pretexto este ataque!

Esse ataque visa aterrorizar o ocidente? Este ataque mostra a sua pior face, que é a face de tentar amedrontar a Imprensa. Este ataque a mando de quem quer que seja; o que de fato almeja? Assustar o pensamento livre? Jornalismo realmente muito mais do que formação é de fato principalmente vocação; porque atentar contra Imprensa? Que recado é este que estão querendo enviar? Desta vez não atacaram um país, uma nação específica; atacaram o coração da democracia mundial! Atacaram o pensamento livre; atacaram a Imprensa; que insanidade é essa de não saber conviver com o diferente, com o plural, com o pensamento realmente livre?

Que suposta ofensa é essa que tem que existir a morte? A Globo News deu total cobertura e procurou de todas as formas entender o que de fato estaria acontecendo neste mundo. Seriam as leis que tentam restringir a imigração? Seria outro recado aos Estados Unidos da América? Recado de quem? Percebam que este texto de forma alguma tenta procurar culpados e reproduzir o que estão reproduzindo; o contexto aqui é: o que levaria seres humanos a cometerem esta insanidade! Nossa Senhora, Deus nos livre de uma formação que não consegue compreender, entender, vivenciar, conviver, aceitar o pensar diferente e plural!

Tudo indica que este atentado se revela um ataque feroz à democracia mundial. A Democracia Mundial recebeu um recado literal de sentença de morte? Que movimento extremista é este que está agora dando recados e tentando amedrontar a Democracia mundial atingido em cheio o coração da democracia? O que neste momento não se deve confundir é religião islâmica com extremismo islâmico; mas uma vez lançada uma ameaça por parte de qualquer grupo extremista, isso comprova que demore o que demorar, a ameaça é executada!

O mundo sofreu sério atentado à liberdade de expressão; atentado à democracia! A cultura francesa possui em sua imprensa a característica de ser de fato realmente crítica, para alguns acidamente crítica; mas repetindo novamente: nada justifica este abominável atentado. A Imprensa Internacional está de luto. Que todo bom Jornalista jamais ouse apoiar qualquer coisa que tente impedir a liberdade de expressão; a liberdade de opinião; a liberdade de expressar livremente o pensamento. Imprensa útil é IMPRENSA LIVRE e com Liberdade de Expressão!

08.01.2015

Por Josenildo Melo

Fonte: Portal AZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *